Vitória, 06 de Janeiro de 2009
Colunistas
foto Luciene Costa

Luciene Costa

Formada em jornalismo pelas Faculdades Integradas de São Pedro (Faesa). Já atuou como Diretora Comercial da Revista Capixaba Agora, Assessora de Imprensa da Superintendência de projetos de Polarização Industrial do Espírito Santo -Suppin. Jornalista nas emissoras de Rádio e Revista SIM da Rede SIM SAT.

email: redesimsat@hotmail.com

  • A
  • A
  • A
  • Imprimir
  • RSS

Conversa de Mulher

beber antes dos 15 anos de idade aumenta o risco de um adolescente exagerar nas bebidas alcoólicas na vida adulta.

2008/10/09

Existem pais que deixam os filhos experimentar bebidas alcoólicas muito cedo, acreditando que quando ficarem adultos vão consumir aquela cervejinha com moderação.
Cuidado. A intenção pode ser um gatilho para o vício.
Estudo do Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo, na Inglaterra, diz que beber antes dos 15 anos de idade aumenta o risco de um adolescente exagerar nas bebidas alcoólicas na vida adulta.
Os especialistas afirmam que o cérebro dos adolescentes, em rápido desenvolvimento, fica programado para ligar o álcool ao prazer.
A pesquisa indica que, aos sete anos de idade, a maioria das crianças já experimentou bebida alcoólica.
A pesquisa britânica também indica que a probabilidade de desenvolvimento de males ligados ao consumo de bebidas alcoólicas na vida adulta é cerca de 50% mais alta para pessoas que começam a beber antes dos 15 anos de idade, em comparação com os que optam pela abstinência até os 18 anos ou mais.


-
Pais que fumam perto dos filhos podem gerar nas crianças sintomas de dependência de nicotina.
É o que mostra um estudo feito no Canadá. Na pesquisa, foram avaliadas quase duas mil crianças com idades entre 10 e 12 anos de 29 escolas de Quebec.
De acordo com os pesquisadores, 5% delas que nunca haviam fumado, mas que foram expostas ao fumo passivo dentro do carro ou em sua casa, relataram sintomas de dependência de nicotina.
Os sintomas incluem mau humor, dificuldades para dormir e se concentrar, irritabilidade, ansiedade e mais apetite.
Por causa desses efeitos do fumo passivo, os especialistas defendem medidas mais severas para restringir o fumo, como a proibição de fumar dentro do carro na presença de crianças.


-
Ministério das Comunicações quer criar infra-estrutura de internet sem fio em 140 cidades brasileiras.

A idéia é abrir concorrência pública já no início do próximo ano para comprar equipamentos novos, como antenas, servidores e roteadores.

O serviço de banda larga sem fio deve ficar disponível em escolas, hospitais, delegacias e prédios da administração pública.

De acordo com estudos, numa segunda etapa, as prefeituras poderão liberar parte da banda para acesso gratuito dos moradores das cidades beneficiadas, criando áreas de Wi-Fi pública grátis.

Atualmente, 20 cidades contam com internet rápida sem fio no País.

Entre elas, Belo Horizonte e Tiradentes, em Minas Gerais; Aparecida, em São Paulo; e Piraí, no Rio de Janeiro.


-
Teor de açúcar nos principais cereais matinais vendidos no Brasil está muito acima do ideal para o consumo de crianças.
Foi o que revelou pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Pro Teste.
Foram analisadas as 18 marcas mais comercializadas no País, produzidas pelas empresas Kellogg"s, Nestlé e Nutrifoods.
Os cereais apresentaram de 7,5 a 13 gramas de açúcar por porção de 30 gramas do cereal.
A Pro Teste alega que alimentos extremamente doces podem estragar os hábitos alimentares da garotada e aumentar o risco de diabetes e obesidade.
A associação questionou ainda a quantidade de sódio presente na maioria das marcas.
A bióloga Fernanda Ribeiro, responsável pelas análises, afirma que 15 cereais matinais apresentaram teor excessivo da substância.
Uma porção de 30 gramas desses produtos seria capaz de suprir metade da necessidade diária de sódio de uma criança de 4 a 6 anos.


-Vida social
Homens que participam de atividades cognitivas e sociais na meia-idade correm menos risco de desenvolver Mal de Alzheimer e outros tipos de demência.
É o que afirma um estudo publicado em revista especializada na doença.
Ao acompanhar por 28 anos, 147 pares de gêmeos idênticos do sexo masculino, os pesquisadores notaram que o gêmeo com maior nível de atividades cognitivas e sociais tinha 26% menos chances de ter demência antes do outro gêmeo.
Entre as atividades, destacaram as de lazer realizadas em casa com a família, festas e jogos de carta.
No estudo, outros tipos de atividades cognitivas, como ler, estudar, assistir televisão, ouvir música, ir ao cinema, também reduziram os riscos da doença, mas em grau muito menor do que as atividades cognitivas que incluem a interação social.



Outros textos deste(a) autor(a)


Desenvolvido por Interwise